[IMPORTANTE] Pesquisa de perfil dos estudantes das universidades federais

 

A UFBA dá início, neste mês de abril, à sua participação em um importante projeto nacional que tem como objetivo aumentar a compreensão de como vivem os estudantes e suas famílias. A V Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais, promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), junto com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace), fornecerá subsídios para políticas públicas de assistência estudantil.

A pesquisa irá de 02 de abril a 30 de junho e, ressalta a pró-reitora de ações afirmativas e assistência estudantil Cássia Maciel, o estudo “é fundamental para conhecermos melhor as demandas por Assistência Estudantil e planejar nossas ações de Permanência na UFBA”. “Contamos com sua participação. Fiquem atentos aos meios de comunicação da UFBA e aos totens de preenchimento da pesquisa disponíveis nos campi”, enfatizou ela, dirigindo-se aos estudantes.

Deverão participar todos os alunos de graduação da UFBA (Salvador e V Conquista). O acesso ao questionário se dá através do link www.perfil.ufu.br, e o participante deverá informar o CPF e número de matrícula. O tempo previsto para o preenchimento do questionário é de 05 a 08 minutos. A Proae, que está coordenando a participação da UFBA, colocará monitores nos campi, que poderão tirar dúvidas e orientar sobre o preenchimento do questionário. Computadores serão disponibilizados na sede da pró-reitoria, na Federação, e no posto do campus de Ondina, próximo ao PAF 5.

Os dados são fundamentais por gerarem subsídios para políticas públicas e diagnóstico de como está constituído o corpo discente das universidades, com a finalidade de auxiliar nas demandas de assistência estudantil. Os indicadores gerados pela pesquisa também auxiliam no aumento da eficiência da gestão dos recursos públicos destinados às universidades federais.

É de extrema importância a participação de todos os alunos, para que se possa traçar um perfil socioeconômico dos estudantes da nossa universidade, dando assim mais visibilidade as necessidades dos estudantes e permitindo que mais pessoas sejam assistidas conseguindo manter-se na universidade.

 

Fonte: http://www.ufba.br/ufba_em_pauta/ufba-participa-da-pesquisa-de-perfil-dos-estudantes-das-universidades-federais adaptador.