Nota técnica do Grupo de pesquisa GeoCombate COVID-19 BA

O objetivo desta Nota Técnica é apresentar análises espaciais preliminares que demonstram o potencial da técnica utilizada para compreender os riscos da pandemia de Covid-19 para as camadas mais vulneráveis da cidade de Salvador, tendo como base os fluxos de movimentação de pessoas na cidade. O modelo aplicado, que tem como base metodológica a avaliação de risco de desastres urbanos, combina padrões de viagens, prevalência da COVID-19 e indicadores socioeconômicos para elaborar indicadores de risco de disseminação da doença em função da vulnerabilidade sócio econômicas dos bairros.

Os dados processados foram: prevalência de casos de Covid-19 por bairro, fluxos de pessoas entre os bairros, percentual de domicílios com mais de 2 indivíduos por cômodo, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e Índice de Vulnerabilidade Social.

Os resultados mostram que as políticas de restrição da movimentação dos indivíduos pelo poder público alteram o padrão dos fluxos de indivíduos no tecido urbano, bem como o potencial padrão de dispersão da epidemia entre os grupos mais e menos vulneráveis. A divulgação de dados oficiais e mais precisos tende a melhorar a acurácia dos métodos de investigação e, por conseguinte, a produção de conhecimento para auxiliar ações do poder público.

Veja a nota na íntegra:  Nota Técnica 01 – Grupo GeoCombate COVID19 BA